Auditório da prefeitura regional – 08/Jun/2017

      Tomaram posse na prefeitura regional Freguesia/ Brasilândia os novos conselheiros do CADES (Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz), cuja eleição contou com 718 eleitores. Estiveram na cerimônia Roberto Godoi, prefeito regional; Sandra Santana, chefe de gabinete do deputado Celino Cardoso; Aline Cardoso, vereadora, e lideranças comunitárias da região.

  

Conselheiros eleitos posam com seus certificados.Conselheiros eleitos posam com seus certificados.

 

PARQUES – O mais votado entre os candidatos foi o morador da Brasilândia Cícero Alexandre dos Santos, com 222 votos. Segundo Cícero, sua prioridade nesses dois anos como conselheiro será a criação de um parque no bairro do Morro Grande, e fazer as pessoas entenderem o que de fato é o CADES. “Já temos uma primeira proposta, que é fazer um grupo de trabalho para fazer entenderem o que é o CADES, pois tem muita gente que é eleita e não sabe o que significa isso, além de defender as áreas verdes aqui da região com a criação dos parques Brasilândia e Morro Grande”, ressaltou ele.

 

MEIO AMBIENTE – Cláudio Rodrigues Melo, que obteve 120 votos e já foi conselheiro do CADES há cinco anos, disse que as condições desfavoráveis ao meio ambiente nas periferias o fizeram se interessar pela prática cidadã. “Na Brasilândia nós temos um problema muito grande em relação ao descarte irregular do lixo, o desmatamento da Serra da Cantareira, os córregos poluídos com problemas de esgoto a céu aberto, ou seja, tudo isso foi me impulsionando a discutir esses problemas junto ao conselho”, analisou ele.

 

Mesa do encontro.Mesa do encontro. Prefeito regional Roberto Godoi.Prefeito regional Roberto Godoi.

 

MORADIA – Para Evan Belchior, eleito com 86 votos, é necessário ir além da questão do meio ambiente e agir em parceria com outras demandas para se obter êxito no mandato. “O meio ambiente é afetado pelas ocupações de áreas verdes por grupos que precisam de moradia, e a moradia é uma questão de direito. Então, é necessário se fazer uma ação conjunta entre a necessidade de moradia com a necessidade de se manter o meio ambiente, pois somos todos afetados, principalmente as crianças”, frisou Evan com determinação.

 

PULMÃO – A vereadora Aline Cardoso ressaltou que a Zona Norte já foi conhecida como o “pulmão” da cidade, e que hoje em dia esse termo não faz mais parte da realidade, mas segundo ela, a situação pode ser contornada com a ajuda da comunidade e de forças políticas interessadas. 

 

Vereadora Aline e conselheira Daniele Barros.Vereadora Aline e conselheira Daniele Barros. Claudio Rodrigues recebe o certificado.Claudio Rodrigues recebe o certificado.

 

Minudências:
@ Foram eleitos os conselheiros titulares Cícero Alexandre dos Santos – 222 votos; Francisco Luciano Lima – 194 votos; Noêmia de Oliveira Mendonça – 157 votos; Cláudio Rodrigues Melo – 120 votos; Nivalda Cardoso Aguares Lima – 113 votos; Evan Belchior de Brito – 86 votos; Jaqueline Roberta Santana da Silva – 60 votos; Adriana Aparecida Vidoi Barboza Capeloci – 56 votos.
@ Os conselheiros suplentes são Eliel Souza Guimarães – 81 votos; Maria Aparecida Ribeiro – 45 votos; Cecília Goes – 36 votos; Carla Cristina Tavares Ribeiro – 33 votos; Aguinaldo Tavares de Lima – 30 votos; Maria Aparecida Valas Pazinatto – 24 votos; Jeferson Henrique Cardoso da Silva – 16 votos; Nancy Valdez Francisco – 14 votos.
@ São 32 CADES eleitos na cidade de São Paulo, uma para cada prefeitura regional.  Sua missão é atuar junto à administração pública em busca de mais qualidade de vida para os moradores da região em que atuam, em termos de meio ambiente, geração de oportunidades de emprego e desenvolvimento sócio-cultural.
@ Os conselheiros participativos e os conselheiros do CADES são os mais diretos representantes da sociedade civil junto à administração pública local.

 

Panorama do auditório da prefeitura regional durante o evento.Panorama do auditório da prefeitura regional durante o evento.

 

Texto e fotos: Ronaldo Lages

Matéria com o apoio de Tecnolamp.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado