Arena Barroca - 03/Jun/2017

      A tarde do movimentado campo de futebol, conhecido como Arena Barroca, teve uma surpresa. Ao lado dele, o Ponto de Cultura Juventude Ativa promovia o o evento Grafite: Gênero, Militância e Processo Criativo, que reuniu quatro grafiteiras para pintar o muro de moradora da região. O evento chamou a atenção da comunidade, em especial das crianças. Na medida em que o desenho criava forma, aumentavam o interesse e o número de espectadores mirins.

  

Crianças da comunidade interagindo com as grafiteiras.Crianças da comunidade interagindo com as grafiteiras.

 

MILITÂNCIA – O evento teve objetivo de discutir a inserção das mulheres nos espaços considerados masculinos, entre eles o próprio grafite, conforme a Ana Paula, membro do Juventude Ativa: "Precisamos conversar o protagonismo das mulheres em várias questões, entre elas o grafite. Nada mais justo e bacana do que você trazer mulheres que estão frente deste universo ainda masculino".  As mulheres estiveram presentes em todos os momentos do evento.  No momento do grafite com as artistas: Nene Surreal, Mama Killa, Bea - Filha da Rua e Linoca Souza. As músicas tocadas durante a atividade foram interpretadas por cantoras, e, por coincidência, na Arena Barroca acontecia uma partida de futebol feminino.

 

Público infantil acompanhando os trabalhos.Público infantil acompanhando os trabalhos.

 

EXEMPLO – Ana Paula ressalta a importância do evento acontecer na comunidade, segundo ela é possível transformar a realidade com exemplos: "Vai fazer com que outras meninas consigam se enxergar nessas mulheres que estão fazendo, que estão pintando, que estão aqui na frente, acho que vai ser um agente de transformação", desejou Ana Paula.

 

Os Grafites de Nene Surreal, Bea Filha da Rua, Gabi Bruce e Linoca Souza começam a ganhar vida...Os Grafites de Nene Surreal, Bea Filha da Rua, Gabi Bruce e Linoca Souza começam a ganhar vida...

 

Minudências:
@ O Ponto de Cultura Juventude Ativa nasceu dentro do Centro Social Padre Joseph Allan Black e Atua no Jardim Antártica com a temática da inclusão social através da arte em seus diversos conceitos, atrelado ao meio ambiente e empoderamento social.
@ O Ponto de Cultura possui dois projetos, sendo eles o Projeto Reavivar, que busca o resgate da memória local, e o Projeto Reverso, tem foco contribuir para prevenir vivências de isolamento.
@ O Juventude Viva trabalha com os eixos de comunicação, audiovisual, cinema, cultura digital, fotografia, gestão cultural, meio ambiente e produção cultural.
@ O campinho Arena Barroca fica na rua Taquaraçu de Minas, altura do nº 100, no Jardim Peri Alto.

Texto e fotos: Lucas Antonio

# Matéria com o apoio de Colégio Nova Cachoeirinha e Tecnolamp

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado